quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Pelo cozido com... Torga

Fabien Veançon
ilustrador
Em tempo de Carnaval, ninguém levará a mal se prevaricarmos um pouco, só mesmo um pouco... das nossas próprias imposições saudáveis de não comer materiais gordos (gordura só vegetal e biológica!), de não comer muitos enchidos etc. etc.
Mas, como estamos em Carnaval.... façamos como Torga e atiremo-nos à “… trindade tradicional do reino: os presuntos, as alheiras e os salpicões, (…) ”. Que tal?!

Ingredientes:

400g de novilho para cozer , 1/2 frango e 500g de pá de porco
300g de toucinho e 1 chouriço de carne
1 chispe e 1 orelha, 1 farinheira e 1 morcela
6 batatas médias , 4 cenouras e 4 nabos
1 couve-lombarda
sal,
pimenta, cravinho e hortelã q.b.

Preparação: Numa panela com água a ferver, introduzem-se as carnes de novilho e tempera-se com sal, pimenta em grão, cravinho e hortelã. Deixa-se cozer suavemente. Quando a carne estiver tenra, retira-se e mantém-se coberta, com um pouco de caldo, para que permaneça quente e suculenta.
Juntam-se os pedaços de frango, de pá de porco, de toucinho e o chouriço de carne. Acrescenta-se ainda o chispe e a orelha depois de devidamente escaldados à parte. Adicionam-se as batatas, as cenouras e os nabos e após levantar fervura acrescenta-se a couve-lombarda. Mantém-se em lume médio até estar tudo cozido. Num tacho à parte coze-se a farinheira e a morcela.

Serve-se tudo bem quente!

4 comentários:

  1. dona, Virginia!dona, Virginia!...estamos na Quaresma!...não se pode prevaricar!...só peixinho e vegetais!...nada de animais!...esse camiño...de Santiago!???penitencia...dueña!...

    ResponderEliminar
  2. Uhmmmm. debe ser de este delicioso plato tradicional ...
    Hola Rosa de Santa Isabel, gracias por estar pasado de mí ... y si lo desea, puede seguir a añadir a mi cuadro de los lectores serán honrados ...
    Hola buen día y un abrazo

    ResponderEliminar
  3. Acho muitíssimo bem. Os bons sabores fazem bem à vida que... sem sabor... não tem mesmo jeito nenhum!

    ResponderEliminar
  4. Rosa de mi rosal, la buena comida hace fuerte a la gente y resistente a todas las inclemencias del tiempo. Como la otra vez me meti en tu blog después de cenar y ya me está haciendo chirivitas el estomago, !que rico!. Abrazos.

    ResponderEliminar