domingo, 15 de fevereiro de 2009

Bacalhau com broa

Em Freixo de Espada à Cinta, terra de nascimento de Guerra Junqueiro assiste-se a um desenrolar de divinos paços que se desdobram diante dos nossos olhos como se de um "claro mistério/Do azul etéreo!/sonho sidério! Luz!" (Guerra Junqueiro) se tratasse!

Falo da Estalagem de Nossa Senhora das Neves que encontrando-se magnificamente implantada no coração da Serra de Bornes, perto de Alfandegada Fé, a cerca de 1000 metros de altitude, proporciona uma deslumbrante vista, "da terra dorida/alento e guarida!/fermento de vida, Luz".
Nesta estalagem come-se um bom bacalhau com broa, regado com vinho da região. Dorme-se uma soneca a seguir embalado daquele imenso céu infinito que Guerra Junqueiro tanto gostava referindo-se-lhe desta forma:
"Ora o infinito só se compreende e se traduz em presença da natureza livre. O homem, fechado entre quatro paredes, por mais livre que julgue ser, é sempre um enclausurado. por isso o meu pensamento nada exprime se o não libertar, arrancando-o à clausura. "

Bacalhau com broa
Tempo: 1 h / Rendimento: 4 porções
Ingredientes: 1kg de batatinhas, 4 postas de bacalhau demolhado, 200ml de azeite CASA ARAGÃO, 100ml de vinho branco, 1 folha de louro, ½ broa de milho, 1 cebola, 4 dentes de alho, 1 ramo de coentro, sal e pimenta a gosto.

Preparo: Cozinhe as batatas com a casca. Descasque-as e reserve-as. Leve o bacalhau ao forno, a 200ºC, com o azeite, o vinho, o louro e pimenta. Deixe assar por 15 minutos.
Após esse tempo, retire metade do molho e, neste, esfarele a broa e junte a cebola picada. Distribua este preparo sobre as postas de bacalhau. Coloque as batatas e o alho, à volta e leve, novamente, ao forno para dourar. Decore com coentro.

Sugestão: Junte à mistura de broa uma colher, das de chá, de colorau e uma de vinagre.

2 comentários:

  1. Uau!! Sabor português para apreciadores do mundo!!!

    ResponderEliminar
  2. em Freixo de Espada á Cinta
    nasceu um novo Camões
    sua mãe Dona Jacinta
    negociava em melões....e toma lá dá cá...bacalhau com broa.

    ResponderEliminar